Trompas obstruídas dificultam gravidez natural

O encontro do óvulo com o espermatozoide acontece dentro da trompa (ou tuba) uterina. Quando a trompa está obstruída, o óvulo fecundado não consegue chegar ao útero, impedindo a gravidez.

A obstrução pode ser unilateral ou bilateral, quando atinge as duas trompas. Endometriose, infecções pélvicas – provocadas por Clamídia, Mycoplasma, Gonococos -, processos inflamatórios (salpingites) e gravidez tubária são as causas mais frequentes da obstrução tubária.

O diagnóstico pode ser conseguido através do exame histerossalpingografia ou de uma laparoscopia. Quando a obstrução é em apenas uma das trompas, é possível tratar através de hormônios para estimular a ovulação na tuba saudável, aumentando as chances de gravidez.

Outra forma de contornar o problema é através da fertilização in vitro, com a implantação já do embrião no útero. Cirurgia também pode desobstruir a trompa, dependendo da origem.

Quando as trompas estão obstruídas, é possível que aconteça a gravidez ectópica, ou seja, fora do útero, um risco para a mulher, pois essa condição pode causar o rompimento da tuba e provocar a sua morte.

Informações de Contato

Endereço:
SHLS 716 - Cjto "L"
Centro Clínico Sul - Torre 1
Ala Leste - Salas "L" 328/331
Brasilia - DF

Email:
genesis@genesis.med.br

Telefax:
+55 (61) 3345-8030

A Clínica

CNPJ:
37137064/0001-49

Inscrita no CRM sob nº 2.1-DF 570-09

Responsável Técnico:
Drª. Hitomi Miura Nakagawa
CRM 4863 DF

Acompanhe nas redes sociais