Genesis participa do XI Congresso Paulista de Medicina Reprodutiva

30/11/2017

A evolução das tecnologias para avaliação da atividade das mitocôndrias – estruturas responsáveis pela energia das células – poderá vir a ser uma importante ferramenta na seleção dos melhores embriões de fertilização in vitro a serem transferidos ao útero. Já os avanços nas técnicas de análise do material de biópsia embrionária têm permitido identificar com maior acurácia variações no número de cromossomos e alterações de genes em embriões.

Essas são algumas das novidades apresentadas durante o XI Congresso Paulista de Medicina Reprodutiva, realizado no final de novembro. Os médicos Hitomi Nakagawa e Adelino Amaral, sócios da Genesis Brasília, participaram do evento e trouxeram mais informações sobre as novidades apresentadas para compartilhar nas reuniões científicas semanais do corpo clínico da Genesis.

“Os avanços tecnológicos sempre trazem novidades para a nossa área e, para oferecermos os melhores tratamentos aos nossos pacientes, é essencial que o corpo clínico esteja sempre atualizado”, avalia Dra. Hitomi Nakagawa.

O PAPEL DAS MITOCÔNDRIAS –  As mitocôndrias estão relacionadas a inúmeros fenômenos fisiológicos e patologias, como síndrome dos ovários policísticos, endometriose, falência ovariana, mobilidade espermática, receptividade endometrial”, xplica a especialista. 

“A evolução das tecnologias para avaliação da atividade dessas estruturas (MitoScore) poderá vir a ser uma importante ferramenta na seleção dos melhores embriões de FIV que serão transferidos ao útero, além de poder explicar porque os embriões normais pela biópsia não se implantam. No entanto, até o momento a técnica ainda necessita de aprimoramentos”, observa Dra. Hitomi.

De acordo com Adelino Amaral Silva, médico habilitado em reprodução assistida da Genesis Brasília, “apesar de raras, as doenças hereditárias decorrentes de anomalias das mitocôndrias, transmitidas pelas mães também são perspectivas vislumbradas e o tema também já é estudado por médicos especialistas da área”, explica.

HIGH RESOLUTION NEXT GENERATION SEQUENCING (NGS) - O NGS é uma das técnicas avançadas de análise do material de biópsia embrionária. Esses avanços tecnológicos têm permitido identificar embriões com variações tanto no número de cromossomos como aqueles com doenças decorrentes de alterações de genes com maior precisão.

“Além disso, o NGS também pode identificar divisões celulares anômalas no embrião resultando em linhagens celulares que podem apresentar números distintos de cromossomos”, acrescenta Dr. Hitomi Nakagawa.

“Assim, pode-se fazer uma prospecção de quais embriões devem ser transferidos para evitar perdas gestacionais e nascimentos de crianças com graves limitações de saúde. Porém, é importante lembrar que a indicação não é universal para as pessoas que têm necessidade de se submeter à reprodução assistida”, alerta Dr. Adelino Amaral.

AVALIAÇÃO EMBRIONÁRIA - Entre as diversas maneiras de realizar a avaliação embrionária, algumas foram mais discutidas no XI Congresso Paulista de Reprodução Assistida. A primeira foi a Avaliação Estática, por meio da qual são realizadas análises morfológicas do embrião em determinados períodos de evolução para acompanhar o desenvolvimento embrionário.

Na Cinética, a avaliação é feita por meio da observação dinâmica da evolução embrionária com registro contínuo por câmera acoplada a incubadora e também foi abordada. Com ela, é possível correlacionar fenômenos evolutivos embrionários à sua capacidade de implantação. “Nesse caso, há desenvolvimento de tecnologia para hierarquizar a transferência embrionária. Entretanto ainda há bastante discussão e controvérsias quanto à aplicabilidade imediata dessa avaliação em clínicas”, ressalta Adelino Amaral.

GENESIS BRASÍLIA - A Genesis dispõe de infraestrutura com modernas instalações que incluem 8 consultórios, 3 salas de ecografia, Centro de Tecnologia em Reprodução Assistida, 2 salas de psicologia, sala de coleta de sêmen com total privacidade, além de investir em gestão de qualidade para a certificação ISO 9001. Este ano, a Clínica modernizou seus espaços para assistir aos pacientes com ainda mais qualidade, conforto e resolutividade.

Com mais de 25 anos de atuação, a Genesis - Centro de Assistência em Reprodução Humana conta com profissionais especializados, formados nos principais centros acadêmicos do mundo para prestar serviços de excelência na área de reprodução humana assistida. Com ampla experiência, a equipe prima pela assistência ética, personalizada, com confidencialidade e foco no melhor resultado para cada caso.

 

Por Larissa Sampaio

Conversa Coletivo de Comunicação Criativa

 

 

Informações de Contato

Endereço:
SHLS 716 - Cjto "L"
Centro Clínico Sul - Torre 1
Ala Leste - Salas "L" 328/331
Brasilia - DF

Email:
genesis@genesis.med.br

Telefax:
+55 (61) 3345-8030

A Clínica

CNPJ:
37137064/0001-49

Inscrita no CRM sob nº 2.1-DF 570-09

Responsável Técnico:
Drª. Hitomi Miura Nakagawa
CRM 4863 DF

Acompanhe nas redes sociais