Clamídia pode levar à infertilidade

25/03/2018

As doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) representam cerca de 25% das causas de infertilidade, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Entre elas, as que mais podem prejudicar a fertilidade feminina são que provocam doença inflamatória pélvica, como a clamídia, por exemplo.

Quando a paciente é diagnosticada com a doença, o tratamento indicado é medicamentoso, desde que diagnosticada no começo, para que não haja necessidade de intervenção cirúrgica.. Contudo, “muitas vezes essa doença é silenciosa e não causa sintomas, então os pacientes já a descobrem em estágio avançado, o que prejudica o tratamento e pode levar à infertilidade”, explica Elielma Almeida, ginecologista da Genesis Brasília.

Os órgãos mais afetados pela clamídia são as trompas uterinas, causando inflamação e aderências que levam à infertilidade. Porém 50 a 70% das pacientes só descobrem que tiveram a doença inflamatória pélvica quando estão investigando as causas de infertilidade.

CLAMÍDIA - “A bactéria Chlamydia trachomatis, popularmente conhecida como clamídia, atualmente é a DST mais comum no mundo, atingindo mais de 5% da população adulta, segundo a OMS”, comenta a especialista Elielma.
Nas mulheres, os principais sintomas são corrimento e/ou coceira vaginal, sangramento vaginal fora do ciclo menstrual, dor abdominal, dor durante o sexo e ardência ou dor ao urinar.
Já os pacientes masculinos com suspeita de clamídia podem apresentar ardência ou dor ao urinar, dor nos testículos e inchaço do saco escrotal. “Entretanto, é importante lembrar que a doença pode não apresentar sintomas. Por isso é fundamental visitar o médico periodicamente para que o diagnóstico seja feito o mais rápido possível”, enfatiza a médica.
GENESIS - Com 25 anos de atuação, a Genesis - Centro de Assistência em Reprodução Humana conta com profissionais especializados, formados nos principais centros acadêmicos do mundo para prestar serviços de excelência na área de reprodução humana assistida. Experiente, a equipe agrega conhecimento e tecnologia e prima pela assistência ética, personalizada, com confidencialidade e foco no melhor resultado.

Larissa Sampaio
Conversa Coletivo de Comunicação Criativa

Informações de Contato

Endereço:
SHLS 716 - Cjto "L"
Centro Clínico Sul - Torre 1
Ala Leste - Salas "L" 328/331
Brasilia - DF

Email:
genesis@genesis.med.br

Telefax:
+55 (61) 3345-8030

A Clínica

CNPJ:
37137064/0001-49

Inscrita no CRM sob nº 2.1-DF 570-09

Responsável Técnico:
Drª. Hitomi Miura Nakagawa
CRM 4863 DF

Receba nossas novidades!

Acompanhe nas redes sociais