Conheça os LARCS: métodos contraceptivos reversíveis de longa duração

07/09/2018

Os métodos contraceptivos são um recurso para mulheres que não desejam ter filhos. O anticoncepcional é um dos mais utilizados atualmente, mas já existem outras possibilidades de prevenção.

“LARCS é uma sigla em inglês que significa ‘long-acting reversible contraceptives", o que em um tradução livre significa "métodos contraceptivos reversíveis de longa duração”, explica Larissa Ribeiro, ginecologista da Genesis Brasília.

DIU DE COBRE - O DIU de cobre é um tipo de LARCS. A sigla DIU significa Dispositivo Intra-Uterino e se refere ao método contraceptivo em que uma pequena haste em forma de Y é colocada dentro do útero. “Esta pequena haste fica por um tempo dentro do útero (que varia de 5 a 10 anos) e libera substâncias que tornam o útero um local hostil para o espermatozoide, impedindo que ele fecunde o óvulo”, comenta a especialista.

IMPLANTE - O Implante Contraceptivo Subdérmico é outro tipo de LARCS e consiste em um pequeno tubo alongado de cerca de 4 cm inserido logo abaixo da pele, geralmente na face interna do braço. O fato dele ser superficial permite, geralmente, a própria paciente sentir a sua presença no local ao palpar com os dedos.

Larissa Ribeiro também ressalta que “a duração do modelo atualmente disponível comercialmente no Brasil é de 3 anos e, em alguns casos, há também a possibilidade da paciente ficar sem menstruar durante o tempo de utilização do método”.

BENEFÍCIOS - Os LARCS possuem poucas contra-indicações, tem uma taxa muito alta de eficácia, de continuação e de satisfação. Os métodos também são reversíveis e tem rápido retorno à fertilidade após remoção, além de não ter nenhum requisito para visitas frequentes ao médico ou gastos adicionais. “Os métodos contraceptivos de longa duração também podem ser utilizados no pós aborto ou pós parto imediatos”, finaliza a especialista.

Converse com seu médico sobre essas possibilidades de prevenção à gestação e se cuide de sua saúde!


GENESIS – Com 25 anos de atuação, a Genesis – Centro de Assistência em Reprodução Humana conta com profissionais especializados, formados nos principais centros acadêmicos do mundo para prestar serviços de excelência na área de reprodução humana assistida. Experiente, a equipe agrega conhecimento e tecnologia e prima pela assistência ética, personalizada, com confidencialidade e foco no melhor resultado.

Por Larissa Sampaio
Conversa Coletivo de Comunicação Criativa

Informações de Contato

Endereço:
SHLS 716 - Cjto "L"
Centro Clínico Sul - Torre 1
Ala Leste - Salas "L" 328/331
Brasilia - DF

Email:
genesis@genesis.med.br

Telefax:
+55 (61) 3345-8030

A Clínica

CNPJ:
37137064/0001-49

Inscrita no CRM sob nº 2.1-DF 570-09

Responsável Técnico:
Drª. Hitomi Miura Nakagawa
CRM 4863 DF

Receba nossas novidades!

Acompanhe nas redes sociais