Genesis

Search
Close this search box.

Dia dos pais: como seus hábitos alimentares podem impactar o sonho de ser pai

Neste domingo (11), foi comemorado o dia dos pais. Para aproveitar a data,  é importante falar sobre a diferença que uma boa alimentação pode fazer na realização do sonho da paternidade. De acordo com um relatório da Organização Mundial da Saúde publicado no ano passado, uma a cada seis pessoas no mundo é acometida pela infertilidade. O documento aponta que aproximadamente 17,5% dos casais em idade reprodutiva enfrentam problemas de infertilidade. Destes, cerca de 30% são relacionados aos homens.

De acordo com o médico urologista do Centro de Assistência em Reprodução Humana – Genesis, Dr. Joseph Monteiro, um dos principais fatores para este quadro de infertilidade pode estar associado a hábitos alimentares ruins. O estudo “A unique view on male infertility around the globe”, publicado pela revista científica Reproductive Biology and Endocrinology, também aponta que existem aproximadamente 30 milhões de homens inférteis em todo o mundo. 

“O esperma tem uma composição e processo de formação que torna os espermatozoides vulneráveis ao estresse oxidativo. Hábitos alimentares não saudáveis podem afetar diretamente a qualidade deles. Por isso, comidas com ômega-3, vitamina E, vitamina C, selênio e zinco são fundamentais para proteger o DNA espermático, já que têm função antioxidante”, explica.

O especialista em reprodução assistida indica que homens cuja dieta baseada em carne processada, alimentos à base de soja, laticínios integrais e álcool podem ter uma queda da qualidade do sêmen. “Diversas pesquisas ressaltam a escolha alimentar saudável como um fator preponderante para a manutenção da fertilidade”, expõe.

Além disso, o Dr. Adelino comenta que existem suplementos alimentares que podem auxiliar na saúde reprodutiva masculina. “Por exemplo, um desses suplementos conta com a combinação de betaína, cistina, zinco, niacina, ácido fólico e vitaminas B2, B6 e B12. Todas essas substâncias auxiliam na regulação do estresse oxidativo e também no metabolismo da homocisteína, um aminoácido que se relaciona com a fertilidade humana”, explica.

Fator fast food

Outra pesquisa feita pela universidade de Harvard revelou que adolescentes que consomem de forma excessiva alimentos processados e ricos em gordura estão sofrendo com a perda da fertilidade. Segundo o estudo, o conhecido ‘fast food’ está matando as células produtoras de espermatozoide. “Esse tipo de célula não pode ser substítuída. Ou seja, é um prejuízo irreversível para a fertilidade”, conclui.