Genesis

Search
Close this search box.

Congelamento de sêmen

O congelamento do sêmen tem a finalidade de preservar a fertilidade do homem e consiste no congelamento do material masculino a uma temperatura de -196ºC. Esta técnica permite o armazenamento e preservação desse gameta por tempo indeterminado.

Quando é indicado?

O procedimento é recomendado principalmente quando um homem enfrenta circunstâncias que possam afetar sua fertilidade no futuro. Essas situações incluem tratamentos médicos como quimioterapia ou radioterapia, que podem ter efeitos prejudiciais sobre a produção de esperma. Além disso, homens que estão planejando uma cirurgia de vasectomia podem optar por congelar seu sêmen como uma medida de precaução, caso desejem ter filhos mais tarde.

O congelamento de sêmen também é uma opção para casais que passarão por técnicas de reprodução assistida, como fertilização in vitro (FIV), podem optar pelo congelamento de sêmen como uma forma de garantir a disponibilidade de espermatozoides saudáveis no momento necessário.

Como é feito?

O procedimento consiste na coleta do esperma por meio de ejaculação, que é realizada em uma sala privada. Em seguida, o sêmen é centrifugado, processado e selecionado, a fim de permitir o armazenamento dos melhores espermatozoides para o congelamento. Esse material é armazenado em um pequeno recipiente, que é resfriado rapidamente em nitrogênio líquido até a temperatura de -196ºC. A velocidade alta de congelamento nessa técnica é uma das razões da alta taxa de sobrevivência dos espermatozoides. Por fim, os recipientes são etiquetados e mantidos em tanques de nitrogênio líquido.