E se, em 2020, você colocasse como meta cuidar da sua saúde reprodutiva? Quanto mais saudável você estiver, maiores as chances de preservar sua fertilidade e, assim, realizar o sonho de ter um bebê no seu melhor momento.
Reunimos cinco conselhos valiosos de profissionais da Genesis que podem ajudar você a ser mais saudável no ano que vem:
1. Faça exames regularmente
A ginecologista Marcella Melo afirma que a melhor forma de preservar a fertilidade é realizar consultas ginecológicas anuais. “Assim é possível prevenir, identificar infecções sexualmente transmissíveis ou não e receber o tratamento adequado”, explica.
2. Mantenha uma alimentação e um estilo de vida saudáveis
Frutas, verduras, legumes, fibras e muita água devem estar presentes no seu dia a dia para fortalecer sua saúde reprodutiva. “Tudo isso contribui para o bem-estar da mulher”, adiciona Marcella.
Já o urologista da Genesis Joseph Monteiro complementa que atividades físicas e hábitos de vida saudáveis são fundamentais para preservar a fertilidade masculina. “Procure fazer exercício físico regularmente e manter o peso, evite fumar e beber em excesso ou usar anabolizantes e drogas recreativas. Fazendo isso, você estará colaborando para a manutenção da sua qualidade de vida e da sua fertilidade ao mesmo tempo”, explica.
3. Faça a contagem de folículos antrais
Uma maneira de avaliar o potencial de resposta da mulher a eventuais estímulos ovarianos e com isso, indiretamente, a sua reserva de óvulos. Consiste na realização de um ultrassom na primeira semana do ciclo para avaliar a contagem de folículos antrais. Essa análise avalia o “estoque” de gametas da mulher. “Isso oferece uma perspectiva do potencial reprodutivo e permite avaliar a necessidade de antecipar o planejamento de congelamento de óvulos ou a gestação”, explica o sócio e ginecologista da Genesis, Dr. Adelino Amaral.
4. Fique atenta à idade
A criopreservação de óvulos vem ao encontro do anseio da mulher moderna em postergar a maternidade para um momento mais favorável da sua vida. A embriologista chefe do Laboratório de Reprodução Humana da Genesis, Íris Cabral, atenta para a idade e sua relação com a qualidade dos gametas.
“É muito importante que esses óvulos congelados tenham ótima qualidade para que o laboratório de reprodução assistida possa fazer um bom trabalho. Sabemos que a idade influencia muito na qualidade de gametas, então é fortemente recomendado que as pacientes congelem seus óvulos antes dos 35 anos de idade para que tenhamos mais chances de obter excelentes resultados”, alerta.
5. Não postergue seu sonho!
Planeje-se para ter um bebê. O ginecologista Nicolas Cayres encoraja quem tem esse sonho a não ter receio de procurar ajuda: “Vejo muita gente com dificuldade de procurar um serviço de medicina reprodutiva, e muitas vezes acaba ficando tarde quando a pessoa ou o casal acaba tomando essa decisão. Então o meu recado vai para você, mulher que quer ser mãe solo, casal homoafetivo, homem trans, mulher trans: na Genesis, nós podemos lhe ajudar num contexto personalizado para você. Não tenham vergonha de procurar um serviço de medicina reprodutiva”, incentiva.
Por Gabriela Brito Conversa | Estratégias de Comunicação Integrada