Não restam dúvidas de que a infertilidade é uma questão de saúde global. De acordo com relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), 1 em cada 6 pessoas é afetada por infertilidade em todo o mundo. Entretanto, é necessário tomar cuidado com a desinformação sobre o tema.
Pensando nisso, o Centro de Assistência em Reprodução Humana – Genesis listou os 6 principais mitos sobre a infertilidade em homens e mulheres.
Confira:
Mulheres
Idade não interfere na fertilidade feminina
À medida que a idade da mulher avança, sua fertilidade diminui. Isso ocorre devido à redução da reserva ovariana, qualidade dos óvulos e mudanças no endométrio e nos ciclos menstruais.
Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) não se relacionam com infertilidade feminina
Algumas IST, como a clamídia, podem levar à infertilidade se não forem tratadas de forma adequada. Por isso, é necessário acompanhamento profissional para investigar a condição da fertilidade.
Fertilização in vitro (FIV) resolve todos os problemas de infertilidade e garante gestação
A FIV é uma opção para tratar a infertilidade, mas não garante o sucesso em todos os casos. O resultado depende de diversos fatores e não há garantia absoluta de uma gestação. A probabilidade de sucesso poderá ser maior ou menor dependendo da situação da paciente.
Homens
As técnicas de RA só existem para problemas de infertilidade relacionados às mulheres
As técnicas de reprodução assistida (RA) também são aplicáveis ao público masculino. Um bom exemplo acontece em casos de vasectomia em que a FIV pode ser utilizada para obter espermatozoides do homem e realizar a fertilização.
A idade masculina não influencia em sua fertilidade
Este é um mito bastante difundido. É necessário explicar que a idade do homem também afeta a fertilidade, embora de forma diferente das mulheres. A qualidade do sêmen pode diminuir, afetando a motilidade e a morfologia dos espermatozoides. Além disso, ocorre um aumento da fragmentação do DNA, o que dificulta a fecundação.
O estilo de vida tem influência mínima na infertilidade
Diferentes estudos científicos apontam que fatores como obesidade, tabagismo, uso de anabolizantes, consumo de drogas e exposição a produtos químicos podem afetar a qualidade e a quantidade de espermatozoides. Por isso, manter hábitos saudáveis está associado à fertilidade.