Por que congelar osóvulos, embriões e espermatozoides?
Alguns dos principais motivos para congelar essas células reprodutivas são:
- Preservação da fertilidade: o congelamento permite que as pessoas preservem sua fertilidade para o futuro. Isso é especialmente relevante para aquelas que desejam adiar a gravidez devido a razões pessoais como carreira, estabilidade financeira ou falta de um parceiro adequado.
- Tratamento médico: algumas condições médicaspodem afetar a fertilidade. Congelar óvulos ou espermatozoides antes de iniciar tratamentos, como quimioterapia ou radioterapia, pode permitir que as pessoas tenham a chance de ter filhos biológicos no futuro.
- Doação: algumas pessoas optam por congelar óvulos ou espermatozoides para doação a outras pessoas ou para pesquisa científica. O congelamento de células reprodutivas é feito por meio de criopreservação. As células são resfriadas a temperaturas muito baixas para preservar sua viabilidade e podem ser armazenadas por um longo período de tempo.
Congelamento de Óvulos
A coleta de óvulos para congelamento oferece às mulheres a oportunidade de preservar sua fertilidade, oferecendo a possibilidade de gestação no momento mais adequado para elas. Esse processo envolve a administração de medicamentos hormonais para estimular o crescimento de vários folículos ovarianos. Esses folículos contêm os óvulos imaturos.
Os óvulos que são coletados passam por uma avaliação para atestar a qualidade e maturidade. Os óvulos que atendem aos critérios são preparados e congelados por meio de um processo chamado vitrificação. Esse método de congelamento rápido ajuda a preservar a integridade dos óvulos.
O procedimento de criopreservação realizados em nosso Centro levam cerca de 30 minutos. A paciente recebe alta cerca de 2 horas após a coleta e, geralmente, está apta a retomar suas atividades no dia seguinte.